Nelson Queiroz Tanure
Presidente do Conselho de Administração da PetroRio

PetroRio

PetroRio apresenta estudo sobre sua experiência internacional no mercado de gás natural

28 de janeiro de 2019

PetroRio apresenta estudo sobre sua experiência internacional no mercado de gás natural
PetroRio apresenta estudo sobre sua experiência internacional no mercado de gás natural

Em parceria com os alunos da COPPEAD e com a Universidade de San Diego (EUA), a PetroRio criou um benchmarking sobre a experiência da abertura do mercado de gás natural internacional.

Diante disso, foi constatado que, mesmo que o Brasil esteja atrasado em relação aos países da Europa, é possível criar uma estratégia efetiva para expandir o mercado. O estudo será uma referência para o atual cenário brasileiro.

O alunos estiveram imersos na PetroRio durante uma semana, onde a companhia ofereceu toda a infraestrutura para a realização do trabalho. Assim, os estudantes elaboraram um relatório macroeconômico e regulatório das oportunidades de trade de gás natural, que gerou soluções possíveis para o Brasil a médio e longo prazo.

O Reino Unido, por exemplo, demonstrou sucesso na estratégia de abertura de mercado, com implantação de regras comuns a todos os operadores atuantes, o que poderia ser replicado no Brasil. Segundo o estudo, esta saída garante mais concorrência, redução de preço e aumento da produção.

O acesso às infraestruturas de gás (dutos, terminais e outros) também foi um tema discutido. A conclusão é que existem duas possibilidades: negociado ou regulado.

“Estamos bastante satisfeitos com o trabalho realizado pelos alunos. O projeto beneficiará não só a PetroRio, como todas as empresas interessadas no segmento de gás natural para prover novas soluções e impulsionar a abertura e competição deste mercado”, concluiu o Presidente do Conselho de Administração da PetroRio, Nelson Queiroz Tanure.
Fonte: PetroRio