Em parceria com os alunos da COPPEAD e com a Universidade de San Diego (EUA), a PetroRio criou um benchmarking sobre a experiência da abertura do mercado de gás natural internacional.
Diante disso, foi constatado que, mesmo que o Brasil esteja atrasado em relação aos países da Europa, é possível criar uma estratégia efetiva para expandir o mercado. O estudo será uma referência para o atual cenário brasileiro.
O alunos estiveram imersos na PetroRio durante uma semana, onde a companhia ofereceu toda a infraestrutura para a realização do trabalho. Assim, os estudantes elaboraram um relatório macroeconômico e regulatório das oportunidades de trade de gás natural, que gerou soluções possíveis para o Brasil a médio e longo prazo.
O Reino Unido, por exemplo, demonstrou sucesso na estratégia de abertura de mercado, com implantação de regras comuns a todos os operadores atuantes, o que poderia ser replicado no Brasil. Segundo o estudo, esta saída garante mais concorrência, redução de preço e aumento da produção.
O acesso às infraestruturas de gás (dutos, terminais e outros) também foi um tema discutido. A conclusão é que existem duas possibilidades: negociado ou regulado.
“Estamos bastante satisfeitos com o trabalho realizado pelos alunos. O projeto beneficiará não só a PetroRio, como todas as empresas interessadas no segmento de gás natural para prover novas soluções e impulsionar a abertura e competição deste mercado”, concluiu o Presidente do Conselho de Administração da PetroRio, Nelson Queiroz Tanure.
Fonte: PetroRio